Aqui você pode conferir os materiais de apoio para complementar o conhecimento adquirido nas vídeoaulas, a fim de fixar o conhecimento.
Nesta seção você poderá ver a lista de todos argumentos que podem ser utilizados pelo Pack assim como o funcionamento de cada um.
Argumento | Descrição | Como Usar |
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fill | Permite que o widget se expanda em X, Y ou ambos os eixos, ocupando maior espaço caso a janela seja redimensionada | self.coisa.pack(fill=tk.EIXO)
*no qual “EIXO” é o eixo que o widget irá se expandir. Pode ser: X, Y ou BOTH |
expand | Faz com que o widget cresça juntamente com o widgetPai, ou seja, o widget criado vai ocupar todo o espaço que o widgetPai possui. Isso ocorre se o valor expand for verdadeiro (TRUE) caso contrário, nada mudará. | self.coisa.pack(expand=Opcao)
*no qual “Opcao” pode ser True se o widget ocupará o mesmo espaço que o widgetPai, ou False se os tamanhos mudam independentemente. |
side | Define um lado para o qual o widget irá, ou seja, indica-se um lado: topo, esquerda, direita ou baixo, e o widget será deslocado para esse lado. | self.coisa.pack(side=tk.LADO) *no qual “LADO” é o lado que o widget será posicionado, que pode ser: TOP (topo), LEFT (esquerda), RIGHT (direita) ou BOTTOM (baixo). |
padx ipadx |
padx: Adiciona uma margem externa no eixo X (horizontalmente) ao widget. Medido em pixels. ipadx: Adiciona uma margem interna no eixo X (horizontalmente) ao widget. Medido em pixels. |
Externa:self.coisa.pack(padx=TAMANHO)
Interna:self.coisa.pack(ipadx=TAMANHO) *no qual “TAMANHO” é o valor em pixels da margem desejada |
pady ipady |
padx: Adiciona uma margem externa no eixo Y (verticalmente) ao widget. Medido em pixels. ipadx: Adiciona uma margem interna no eixo Y (verticalmente) ao widget. Medido em pixels. |
Externa:self.coisa.pack(pady=TAMANHO)
Interna:self.coisa.pack(ipady=TAMANHO) *no qual “TAMANHO” é o valor em pixels da margem desejada |
after | O objeto empacotado com esse atributo,será empacotado após um outro objeto especificado. Podendo assim,inverter a ordem de empacotamento. | self.coisa.pack(after = self.objeto) *no qual self.objeto é um outro widget que será empacotado antes do widget atual. |
before | O objeto empacotado com esse atributo será empacotado antes de um outro objeto especificado. Podendo assim, inverter a ordem de empacotamento. | self.coisa.pack(before = self.objeto) *no qual self.objeto é um outro widget que será empacotado depois do widget atual. |
anchor | Define uma “âncora” ao widget. Essa âncora aceita valores como: N(para norte), S(Sul), W (Oeste), etc. Especifica a posição na qual o widget será inserido. Por padrão o widget tem a âncora no centro (CENTER) isso faz com que ele fique centralizado na janela. Mudando a âncora, mudamos como o widget irá se comportar. |
self.coisa.pack(anchor=tk.COORD) *no qual “COORD” é a coordenada da âncora, que pode ser alguma das que compõem a imagem abaixo: |
Nesta seção você poderá ver a lista de todos os eventos que podem ser utilizados no tkinter assim como a descrição do que cada um faz.
Evento | Descrição |
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CLIQUE DO BOTÃO DO MOUSE: “< Button-X >” Onde X é um número de 1 a 5. |
O evento ocorre quando algum botão do mouse é apertado. Os botões são representados entre os números 1 e 5. < Button-1 > : Botão esquerdo do mouse. < Button-2 > : Botão do meio (Scroll) do mouse. < Button-3 > : Botão direito do mouse. < Button-4 > : Refere-se ao scroll para cima no mouse. < Button-5 > : Refere-se ao scroll para baixo no mouse. |
CLIQUE E ARRASTO DO MOUSE: “< Motion >” |
O evento ocorre quando algum botão do mouse é apertado e em seguida, sem soltar o botão, o mouse é movido. < B1-Motion > : Clique com o botão esquerdo do mouse, seguido de movimentação. < B2-Motion > : Clique com o botão do meio (scroll) do mouse, seguido de movimentação. < B3-Motion > : Clique com o botão direito do mouse, seguido de movimentação A posição é dada em X e Y, passados pelo objeto especial da event handler, event. |
SOLTAR O BOTÃO DO MOUSE: “< ButtonRelease >” |
O evento ocorre quando o botão do mouse é solto. < ButtonRelease-1 > : Botão esquerdo do mouse. < ButtonRelease-2 > : Botão do meio (scroll) do mouse. < ButtonRelease-3 > : Botão direito do mouse. |
DUPLO CLIQUE DO MOUSE: “< Double-Button >” |
Similar ao <Button> evento (citado acima), porém quando o clique é feito duas vezes. Para selecionar qual botão do mouse utiliza-se < Double-Button-1 > para o botão direito do mouse, < Double-Button-2 > para o botão do meio (scroll) do mouse ou < Double-Button-3 > para o botão direito do mouse. |
PONTEIRO DO MOUSE ENTRA NO WIDGET: “< Enter >” |
Atenção! Esse evento corresponde a ação do ponteiro do mouse entrar no widget!O nome não se refere ao Enter do teclado! |
PONTEIRO DO MOUSE SAI NO WIDGET: “< Leave >” |
O evento ocorre quando o ponteiro do mouse sai do widget. |
GANHO DE FOCO: “< FocusIn >” |
O evento ocorre quando, pelo teclado, o widget ganha foco. |
PERCA DE FOCO: “< FocusOut >” |
O evento ocorre quando, pelo teclado, o foco muda do widget em questão para outro widget. |
PRESSIONAR A TECLA ENTER: “< Return >” |
O evento ocorre quando a tecla enter é pressionada no teclado. Existem outras teclas especiais que adotam nomes diferentes, essas são: <Cancel>: A tecla Break <BackSpace>: A tecla backspace. <Tab> <Shift_L>: qualquer tecla shift (esquerda ou direita) <Control_L>: qualquer tecla Ctrl (esquerda ou direita) <Alt_L>: qualquer tecla alt (esquerda ou direita) <Pause>: a tecla pause <Caps_Lock>: a tecla capsLock. <Escape>: a tecla esc. <Prior>: tecla pageUp (pg Up) <Next>: tecla pageDown (pg Dn) <End>: a tecla End. <Home> <Left>: seta para esquerda. <Up>: seta para cima. <Right>: seta para direita. <Down>: seta para baixo. <Print>, <Insert>, <Delete> <F1>,<F2>,<F3>,<F4>,<F1>,<F5>,<F6>, até F12. <Num_Lock> e <Scroll_Lock> |
OUTRAS TECLAS: “< Key >” |
Evento ocorre quando é pressionada alguma tecla que não foi citada no evento acima, ou seja, as teclas convencionais. A tecla é passada no objeto especial event do eventhandler. |
USUÁRIO APERTA O SHIFT SEGUIDO DA SETA PARA CIMA: “< Shift-Up >” |
O evento ocorre quando o usuário aperta a seta para cima enquanto pressiona a tecla shift. Pode ser usado também Alt, Shift e Control no antes do “-Up”. A tecla é passada no objeto especial event do eventhandler. |
O TAMANHO DO WIDGET É ALTERADO: “< Configure >” |
O evento ocorre quando o tamanho do widget foi mudado. O novo tamanho é passado pelo objeto especial event no eventHandler, nos atributos width e height. |
Nesta seção você poderá ver os principais métodos e opções que podem ser aplicadas ao widget Entry.
Método | Descrição |
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get() | Retorna o texto atual da entrada em formato de string. Note que, se essa entrada for para números será necessário utilizar os conversores Int() para inteiro ou Float() para decimais. |
insert(index, string) | Insere para uma string a partir de um index dado. Esse index, será o caractere de referência para a inserção da nova string, por exemplo, para inserir logo no começo, o valor do index será 0. |
delete(primeiro, ultimo) | Em complemento ao anterior, podemos também remover uma informação da entrada de dados. Os parâmetros servem como um intervalo, sendo o “primeiro” o primeiro caractere de referência e o “ultimo” como o último caractere. Então, se por exemplo, deseja-se excluir todo o conteúdo, pode-se utilizar o delete(0, tk.END). |
Opção | Descrição |
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font | Altera a fonte do texto da entrada de dados. Essa opção pode ser utilizada na criação do Entry ou utilizando dicionários. O valor esperado é uma tupla do tipo: (“Fonte”,tamanho) Exemplo: (“Arial”,16) (“Consolas”, 8) |
justify | Dita como o texto será alinhado dentro da entrada de dados, isso é, centralizado, à direita ou à esquerda. Para utilizá-la, na criação do Entry ou utilizando dicionários, aceita-se os valores: tk.CENTER (para centralizado), tk.RIGHT (para texto à direita) ou tk.LEFT (para texto à esquerda) |
show | Mostra um dado caractere ao invés da letra digitada no Entry. Por exemplo, em uma senha, pode-se definir: show=”*” na criação do Entry. Dessa forma, todo novo caractere digitado pelo usuário será trocado por *. |
state | Define-se um estado para a entrada de texto. Os estados permitidos são tk.ACTIVE, tk.NORMAL, tk.DISABLED. Tk.ACTIVE deixa a entrada de dados com o foco (bordas azuis). Tk.NORMAL deixa a entrada de dados pronta para receber informações. Tk.DISABLED desativa a entrada de dados, não permitindo a inserção de novas informações do usuário (porém novas informações podem ser escritas via código) |